Karaté Do

10 benefícios da Prática do KARATÉ DO

Quem pratica Karaté só tem a ganhar. A filosofia dessa arte marcial é voltada para o desenvolvimento pessoal e para o cultivo de uma vida saudável. Não é sobre violência, mas sobre a busca constante pelo equilíbrio. E o melhor de tudo, o Karate é recomendado para todas as pessoas, de adultos a crianças, homens e mulheres!

Vamos conhecer alguns dos benefícios do KARATÉ:

1) É um exercício que trabalha todo o corpo, ajuda na perda de peso e aumenta a resistência.
Karaté é uma actividade aeróbica, que pede movimento de todo o corpo, da cabeça aos dedos dos pés. Quem quer cuidar da forma física encontra nessa prática uma excelente opção. Nos treinos, você trabalha e fortalece membros superiores e inferiores, ganhando definição muscular e melhora na sua preparação física.

2) Desenvolve a capacidade cardiovascular e a respiração.
O coração é um músculo e, como tal, precisa ser exercitado para manter o seu pleno funcionamento, prevenindo problemas. A prática do KARATÉ garante isso, pois proporciona o bombeamento eficiente do sangue e o transporte do oxigénio para todo o corpo. Também há o desenvolvimento da parte respiratória, uma vez que ela é um ponto muito importante do treino do Karaté, inclusive com exercícios voltados para a respiração correta. Tudo isso ajuda o praticante a ter mais energia e disposição, pois o organismo funciona melhor.

3) Aumenta a coordenação motora e os reflexos.
O treino constante do Karaté visa execução dos movimentos de maneira eficiente e precisa. Cada treino dos katas leva a uma melhora na coordenação, ao ponto de poder fazê-los até de olhos vendados. Além disso, claro, há os treinos com parceiros para melhorar os reflexos e a aplicação adequada do que foi aprendido, de acordo com a situação.

4) Melhora a concentração.
Além de movimento, Karaté é observação e raciocínio. É preciso estar atento aos detalhes durante o treino, como as orientações, os exemplos dos instrutores e a própria execução das técnicas e das bases. É preciso capacidade de refletir e interpretar o que está a ser ensinado. Por isso, o KARATÉ é um exercício de foco e concentração.

5) Ajuda a corrigir a postura.
Uma parte importante dos treinos de Karaté é a de se movimentar de forma correta, com a postura firme e ereta, sem ficar cabisbaixo, curvado ou executar as técnicas de qualquer forma. Com o tempo, ao aperfeiçoar-se no Dojo (local de prática do Karaté Do), a melhoria na forma de se deslocar e a sua postural e consciência corporal fica visível substancialmente.

6) Ajuda a melhorar a autoestima e o controlo emocional.
Ao iniciar todos os treinos, é realizada uma meditação como preparação para o que será praticado, deixando para fora do dojo todas as questões que não sejam pertinentes. Além do treino em si, este ajuda-o a relaxar, extravasar os problemas e a ganhar uma maior tranquilidade. Outro ponto é que à medida que treinamos mais e melhor, vamos aprendendo mais sobre si mesmo e o nosso potencial, consequentemente adotando uma postura confiante e assertiva para superar as dificuldades dentro e fora do Dojo.

7) É defesa pessoal.
Quando o KARATÉ foi criado pelos moradores das ilhas de Okinawa, atualmente parte do Japão, a questão era de vida ou morte. Eles não podiam andar armados e contavam apenas com a sua habilidade para sobreviver a ataques de criminosos e soldados. Por se terem estabelecido e chegado até nós nos dias de hoje, é óbvio que as técnicas desenvolvidas nessa arte cumpriram o seu objetivo de preservar a integridade física dos praticantes. Atualmente as ameaças são outras, mas sabermo-nos defender ainda é fundamental.

8) Possui uma filosofia rica, com base no respeito e disciplina.
KARATÉ não é um mero DESPORTO. É um caminho trilhado para a vida, uma busca constante do indivíduo de se aperfeiçoar, de ser melhor para si mesmo e para a comunidade. E esses valores são ensinados dentro do Dojo para que sejam aplicados também fora dele. Aprende-se a importância de respeitar os colegas e procurar o exemplo dos veteranos. A ser pontual e dedicado. A filosofia dessa arte marcial tem fundamentos no Budô, a versão moderna do código dos samurais, com valores como justiça, coragem, compaixão, cortesia, sinceridade, honra e lealdade.

9) Desenvolve habilidades interpessoais e de liderança.
Um verdadeiro Dojo acaba por ser a nossa segunda casa e você lida com perfis diferentes de pessoas. O facto de nos tornarmos mais graduados, nós somos como um irmão mais velho com a missão de ensinar os mais novos. Com isso, aprende formas de comandar, a ensinar pelo exemplo e também a psicologia para orientar alunos com potenciais e dificuldades distintas.

10) Ensina a importância da persistência para alcançar os seus objetivos.
Não há nenhuma forma mágica e fácil de aprender KARATÉ. Cada treino é mais um passo e as técnicas são dominadas pela repetição. Mas cada evolução, cada novo kata aprendido, cada desafio superado traz o sentimento de satisfação, de querer ir mais longe. Ser um KARATECA é cultivar o espírito de guerreiro que te ajudará a vencer na vida.

Somos mais FORTES JUNTOS.
JUNTA-TE A NÓS

Partilhar: